Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

Assumiu após Zaque

Ex-secretário é ouvido em Brasília como testemunha da 'grampolândia'

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Ex-secretário é ouvido em Brasília como testemunha da 'grampolândia'
O ex-secretário de Segurança Pública (Sesp), Fábio Galindo, será ouvido nesta terça-feira (30), em Brasília (DF), como testemunha no caso da ‘Grampolândia Pantaneira’, como ficou conhecido o caso de supostas interceptações telefônicas que teriam sido feitas de forma irregular. A solicitação foi feita pela defesa do cabo PM Gerson Corrêa, que confessou ter participado do esquema.

Leia mais:
Ex-secretário Fábio Galindo pede exoneração do MP e anuncia que deixará o Brasil
 
A decisão, proferida na última segunda-feira (29), lembra que Fábio Galindo foi arrolado como testemunha pelo cabo Gerson e observou que “até o presente momento [a defesa] não manifestou interesse em desistir de sua oitiva”.
 
Sendo assim, o magistrado determinou a “expedição da missiva não suspende a instrução criminal, sendo inclusive a qualquer tempo juntada aos autos, consoante se infere no art. 359, §§1° 2° do CPPM, comunique-se a testemunha que compareça a audiência designada”.
 
As perguntas foram encaminhadas pela defesa do militar e pelo Ministério Público. A defesa do ex-secretário já tomou ciência do fato. Galindo será ouvido ainda nesta terça-feira, em Brasília (DF).
 
Vale lembrar que Fábio Galindo assumiu a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) quando o promotor Mauro Zaque deixou o cargo. O membro do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) foi quem descobriu o esquema e – conforme ele - solicitou providências do governador que não teria atendido às reivindicações.
 
Por conta disto, Zaque teria pedido a exoneração do cargo. Após um ano, o esquema dos grampos foi denunciado à Procuradoria Geral da República (PGR).
 
O cabo Gerson foi preso no dia 19 de outubro deste ano, por descumprir medida cautelar imposta pela Justiça. Ele foi flagrado em uma casa de shows, na capital mato-grossense. À Justiça, confirmou o fato e disse que havia ido atrás da mulher, após os dois terem discutido.
 
No dia 06 de novembro, o Conselho de Sentença, que é composto por oficiais de alta patente da Polícia Militar (4 oficiais e 1 juiz de direito), deverá referendar ou não a prisão do cabo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet