Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

SEM ERROS

Após confusões no primeiro turno, TRE-MT orienta eleitores sobre votação deste domingo

Foto: Reprodução

Após confusões no primeiro turno, TRE-MT orienta eleitores sobre votação deste domingo
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) fez algumas orientações para que os eleitores não se confundam ao votarem no segundo turno das eleições, que acontecem neste domingo (28).

No primeiro turno muitos eleitores reclamaram sobre “falhas” nas urnas, mas em resposta a vários destes casos o TRE-MT explicou que na verdade os eleitores cometeram erros na hora de votar.
 
Leia mais:

Diretor geral do TRE afasta hipótese de erro em urna e tranquiliza eleitores: “voto será computado”
 
O TRE-MT orienta o eleitor para que, no dia 28 de outubro, ao votar para presidente, digite os dois números do seu candidato e,  em seguida, aguarde a fotografia do candidato ser apresentada na tela da urna eletrônica, antes de apertar a tecla ‘confirma’.
 
 A medida é necessária para que o eleitor tenha a certeza de que não digitou o número errado de seu candidato. Após a digitação, a foto do candidato é apresentada em alguns segundos. Algumas urnas mais antigas necessitam de um tempo maior para apresentar a foto do candidato. As urnas de 2015, as mais recentes, são mais ágeis.
 
 Muitos mal entendidos foram registrados durante a votação do primeiro turno das eleições, por eleitores que votaram rapidamente, digitando o número do candidato a presidente e em seguida a tecla confirma, sem aguardar aparecer a foto do candidato. Cabe destacar que nestes casos o voto foi devidamente registrado, apesar de a foto não ter sido apresentada.
 
“A urna eletrônica necessita de um tempo mínimo para processar o número digitado pelo eleitor e buscar em sua memória a respectiva foto. Utilizamos nesta eleição modelos fabricados desde 2008, logo temos diferentes velocidades de processamento. O importante é destacar que o voto é registrado”, destacou o diretor geral do TRE, Nilson Bezerra.
 
Caso o eleitor erre o número digitado, e por isso não apareça a foto do seu candidato, basta apertar a tecla corrige, na cor laranja. Neste acaso, a urna volta a dar as opções de inserir o nome do candidato.
 
O segundo turno das Eleições 2018, no Estado de Mato Grosso será apenas para o cargo de presidente da República. No domingo 28 de outubro, os eleitores vão votar no mesmo local em que votaram no primeiro turno, mesmo assim, o tribunal orienta a todos a consultarem no site da instituição o seu local de votação (www.tre-mt.jus.br).
 
Acusações de fraudes
 
No primeiro turno das eleições muitos eleitores se manifestaram nas redes sociais se queixando das urnas eletrônicas, apontando uma suposta fraude nos aparelhos, que teriam apresentado erros. Na época o diretor geral do TRE, Nilson Fernando Gomes Bezerra, explicou o mal entendido.
 
“Alguns eleitores têm nos reportado que ao tentar votar em um candidato à presidência, não tem aparecido a foto. Isso pode acontecer por dois motivos: o primeiro é que ele chega na urna com a vontade de ajudar o candidato, coloca o número e aperta confirma. Acontece que o primeiro é para deputado federal, neste caso, registrou o voto de legenda para a sigla. Infelizmente, neste caso, não votou para o candidato”, explicou o diretor geral.
 
Depois, Nilson Bezerra acrescenta que “a segunda hipótese é quando o voto acontece normalmente e quando chega ao voto de presidente, a pessoa rapidamente coloca o número e aperta confirma, na ansiedade. Não dá tempo da urna mostrar a foto, número e nome do candidato. O voto é processado e já aparece o fim. Apesar de não ter aparecido, fique tranquilo, o voto foi registrado corretamente, desde que o número estivesse correto”.

Auditoria

Na manhã deste sábado (27) seis urnas eletrônicas foram sorteadas para serem objetos de auditoria. O sorteio aconteceu no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Das seis urnas sorteadas, três serão destinadas à “Votação Paralela”, que verifica se os votos estão sendo registrados corretamente, e três destinadas à Auditoria da Integridade do Sistema.

Urnas sorteadas para a Votação Paralela:

Zona 51ª de Cuiabá/MT, seção 136, instalada na Escola Estadual Professor Benedito de Carvalho, na qual estão aptos a votar 292 eleitores.

Zona 05ª de Nova Mutum, seção 118, instalada na Escola Municipal Lucia Faccio Tasca, na qual estão aptos a votar 372 eleitores.

Zona 01ª de Cuiabá, seção 983, instalada na Escola Estadual Professor Ulisses Cuiabano, na qual estão aptos a votar 376 eleitores.

 
Urnas sorteadas para a Auditoria da Integridade do Sistema:

Zona 46ª de Rondonópolis, seção 054, instalada na Escola Estadual Maria de Lima Cadide, na qual estão aptos a votar 326 eleitores.

Zona 36ª de Vera, seção 69, instalada na Escola Estadual Nossa Senhora Perpetuo Socorro, na qual estão aptos a votar 363 eleitores.

Zona 57ª de Paranatinga, seção 14, instalada na Escola Estadual de 1º e 2º graus Osvaldo Cândido Pereira, na qual estão aptos a votar 335 eleitores.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet