Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

ELEIÇÕES 2018

TRE aponta crescimento no número de registros de candidatura e mais de 200 processos

Foto: Reprodução

TRE aponta crescimento no número de registros de candidatura e mais de 200 processos
Dados do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) apontam que houve crescimento de 13% no número de registros de candidatura nas eleições deste ano em comparação ao pleito de 2014. O TRE-MT também mostrou que houve uma queda no número de representações, decisões monocráticas e decisões colegiadas.
 
Leia mais:
Em MT, dez candidatos renunciaram antes de julgamento de TRE
 
De acordo com os dados do TRE-MT, em 2018 houveram 226 processos exclusivos de propaganda eleitoral, que também podem englobar as fake news. Em 2018 houveram 208 ações de representação, 638 decisões monocráticas e 72 decisões colegiadas, ou seja, um número menor que em 2014.

Nas eleições de quatro anos atrás houveram 415 ações de representação, 802 decisões monocráticas e 230 decisões colegiadas.

No entanto houve um crescimento no número de registro de candidaturas, sendo que em 2018 foram 570, em 2014 foram 503 e em 2010 foram 457.

O TRE-MT também divulgou o número de candidaturas indeferidas. Das 147 candidaturas ao cargo de Deputado Federal, três foram indeferidas, 24 foram indeferidas, mas com recurso e nove candidatos renunciaram ou foram substituídos.

Para o cargo de deputado estadual foram 350 candidaturas, sendo que sete foram indeferidas, quatro foram indeferidas, mas com recurso e nove candidatos renunciaram ou foram substituídos. O diretor geral do TRE-MT, Nilson Bezerra, alertou os eleitores para possíveis confusões relacionadas a isso.

“Não estranhem se no dia da eleição algum candidato ganhar zero votos. Vai ficar com zero votos porque está indeferido, enquanto o Tribunal Superior Eleitoral não mudar a decisão vai continuar com zero votos, mesmo que tenha recebido 1 milhão”, explicou.

Também foram divulgados os dados dos Processos Judiciais Eletrônicos (PJe): 14 Ações Cautelares; quatro Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE); dois de Exceção; dois Habeas Corpus; 22 mandados de segurança; 97 petições; 535 prestações de contas; e 208 representações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet