Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Geral

CATARATA

Paciente passa por cirurgia na Caravana, mas não tem lente implantada e fica cego

Foto: Rogério Florentino / OD / Reprodução

Paciente passa por cirurgia na Caravana, mas não tem lente implantada e fica cego
Um dos pacientes que foi atendido pela empresa 20/20 Serviços Médicos, durante a etapa de Cuiabá, procurou o Ministério Público para relatar que passou pelo procedimento cirúrgico para tratar de catarata, mas não teve a lente intraocular implantada e perdeu a visão do olho direito. Miguel Oliveira passou pelo procedimento em abril deste ano.
 
Leia mais:
Dois médicos e seis servidoras estão entre os denunciados pelo MP no caso das operações de catarata
 
Consta na denúncia feita pelo Ministério Público contra o Governo do Estado, contra a empresa 20/20 e mais oito pessoas, que no dia 21 de setembro Miguel Oliveira espontaneamente os procurou para relatar que foi atendido na etapa de Cuiabá da Caravana da Transformação em abril deste ano e que após várias horas de espera houve a indicação para cirurgia de Catarata tanto no olho esquerdo quanto no olho direito.

Miguel foi submetido à cirurgia e depois passou a ter sérios problemas no olho, com dor, incômodos e passou a não mais enxergar da vista direita. Ele ainda disse que procurou a equipe da Caravana, mas não chegou a ser atendido.

Neste intervalo de demora de atendimento, Miguel procurou o Hospital dos Olhos e a médica que o atendeu constatou que a lente intraocular não foi implantada.

A médica confirmou que houve a limpeza da catarata, a incisão para a implantação da lente, os pontos de fechamento, mas que pela ultrassonografia realizada no consultório particular constatou a inexistência de implante de lente.

O paciente também contou que depois recebeu uma ligação informando que seu procedimento pós operatório havia sido cancelado, segundo a pessoa que o ligou, por conta dos bens da empresa estarem bloqueados e por isso não tinha condições de fazer o procedimento.

Miguel está cego do olho direito e ainda teria sido informado que por conta da lente ser importada e custo elevado a mesma não poderia ser implantada no dia 29/09/2018. O MP, no entanto, questionou esta explicação.

“Mas estranhamente a mesma lente cara e importada consta como implantada no relatório de cirurgia onde consta o adesivo da citada lente, supostamente estava a disposição do médico cirurgião na ocasião da ETAPA CUIABÁ-MT!”.




 
A denúncia
 
O Ministério Público de Mato Grosso, por meio do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público, ofereceu denúncia contra o Governo do Estado, contra o secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares, contra a empresa 20/20 e mais oito pessoas por causa de cirurgias de catarata realizadas durante a Caravana da Transformação. Além disso, o MP também requereu o bloqueio de bens do secretário e da empresa, no valor de R$ 48 milhões.
 
A denuncia foi formulada após análise de dados provenientes da Operação Catarata, desencadeada no dia 6 de setembro. Na ocasião, a sede da Secretaria de Estado de Saúde foi alvo de buscas, assim como a empresa responsável pelos procedimentos.
 
O MP apurava supostas fraudes ocorridas nas cirurgias oftalmológicas da Caravana da Transformação. A ação veio à tona após denúncias do Conselho Estadual de Saúde apontando o pagamento de 14 mil procedimentos não registrados perante o Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). 
 
O relatório do Conselho que embasou a investigação aponta ainda que grande diferença, em alguns casos, entre a real demanda de cirurgias e a quantidade declarada pela empresa. Na gestão de Pedro Taques (PSDB) foram realizadas 14 edições da Caravana.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet