Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

ARARATH

Juiz não absolve casal Riva por lavagem de dinheiro envolvendo Supermercado Modelo

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Juiz não absolve casal Riva por lavagem de dinheiro  envolvendo Supermercado Modelo
O magistrado Jeferson Schneider, da Quinta Vara Federal de Mato Grosso, deixou de absolver José Riva e Janete Riva em um processo por crime de lavagem de dinheiro. Os autos, provenientes da operação Ararath, citam ainda mais três nomes. A decisão que negou absolvição sumária foi estabelecida na última quinta-feira (20).

Leia mais:
Advogados renunciam defesa após Silval admitir confissão de crimes para deixar a cadeia


Os cinco foram denunciados no dia 11 de março de 2015, a partir das provas colhidas durante dez meses de investigação realizada conjuntamente com a Polícia Federal.

Avilmar de Araújo Costa, Altevir Pierozan Magalhães, Altair Baggio, Guilherme Lomba de Mello Assumpção e Janete Gomes Riva foram denunciados pelo crime delavagem de dinheiro.

Os réus, por meio das empresas L.B Notari, Supermercados Modelo e Multimetal, utilizaram-se de bancos clandestinos na tentativa de ocultar movimentações financeiras.

De acordo com as informações prestadas pelo colaborador Gércio Marcelino Mendonça – e comprovadas durante a investigação -, as operações financeiras em nome dessas empresas tinham como mandante e beneficiário final o ex-deputado estadual José Riva.
 
Com a decisão de não absolver sumariamente os réus, o processo seguirá seu trâmite. As audiências de instruções deverão iniciar nos próximos meses.

O esquema 

Em maio de 2008, Avilmar de Araújo Costa, então representante da empresa L.B Notari, do município de Juara, fez três transferências para a Globo Fomento, de propriedade de Júnior Mendonça, para pagar parte de uma dívida em nome de José Geraldo Riva. As três transferências foram fracionadas de modo a tentar não chamar a atenção dos órgãos de controle que monitoram as transações financeiras.

Em 2011, foram realizadas transações financeiras envolvendo os Supermercados Modelo e a Multimetal no esquema de lavagem de dinheiro. Em fevereiro daquele ano, Júnior Mendonça fez um empréstimo milionário no BIC Banco em nome da Amazônia Petróleo. O empréstimo tinha como destino final os Supermercados Modelo e a Multimetal.

No mesmo dia que o empréstimo foi disponibilizado à Amazônia Petróleo, a maior parte do dinheiro foi transferida para a conta do Modelo, que tem Altevir Pierozan Magalhães como diretor-presidente, com o objetivo de quitar dívida do ex-deputado estadual José Riva.

Outra parte do empréstimo no BIC Banco foi transferida para a Multimetal, empresa de Altair Baggio e Guilherme Lomba de Mello Assumpção, para o pagamento da primeira parcela, de um total de cinco, relativa à compra de 40% da empresa por Janete Gomes Riva. Porém, desde 2011 a formalização da entrada de Janete na sociedade nunca foi feita perante a Receita Federal ou a Junta Comercial.

Uma cópia integral da denúncia proposta pelo Ministério Público Federal será encaminhada ao Ministério Público Estadual, com autorização judicial, uma vez que as ações tramitam em sigilo, para a adoção das medidas necessárias na esfera estadual.


 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet